terça-feira, 1 de janeiro de 2008

TRANSFORMAR A DOR EM FLOR




Transformar a dor em flor foi uma terapia alternativa que comecei a utilizar desde que comecei a ter crises de estresse e depressão, após os plantões nas delegacias de polícia em que eu trabalhava como escrivã, já tinha fibro, mas não tinha diagnóstico, vivia cansada, limitada, queria viver com qualidade e não ocnseguia, por mais que me esforçasse.
Um dia, uma amiga chamada SELMA GERALDO DA SILVA, já falecida, disse-me que cultivar plantas amenizava o estresse e me deu dicas de cultivo, foi quando comecei essa agradável atividade, de ver a vida brotar da terra.
Em 12/10/2001, tive uma perda muito grande, meu único filho homem, chamado TIAGO MACAMBIRA DE ALMEIDA, aos 16 anos e onze meses de idade cometeu suicídio, após haver sido acusado de um assalto ocorrido na escolar onde estudava, sendo inocente de tal ato.
Tal episódio fez piorar o meu estado de saúde, que não era tão bom, passei muito tempo com letargia, exaustão, falta de ânimo.
Relato sobre a perda do meu filho:

Eu mesma busquei ajuda com uma psicóloga Drª Margarida Filgueiras, que me atendeu por três anos de terapia intensiva, e também continuei a TRANSFORMAR A DOR EM FLOR. Todos os dias eu dedicava boa parte do meu tempo a cuidar do pequeno jardim que tenho na frente da minha casa, um duplex geminado, em um condomínio.
Sentia felicidade toda vez que via uma semente germinar, um botão de flor se abrir e a visita dos vizinhos que trazem os bebês para visitarem o jardim, onde havia colocado uma casinha e estátuas da branca de neve e os 7 anões, e na época do natal, uma Sagrada Família iluminada. Outras visitas agradáveis é a dos pássaros, que povoam com seus ninhos o pé de ficus, além de cantarem suavemente.
ASSIM TRANSFORMO A MINHA DOR EM FLOR, frase esta que minha psicóloga e minha filha Narjara gostaram muito de ouvir, também uma ação que é um alívio para minha alma.




3 comentários:

Juliana disse...

Que historia, que lição...gostei demais...conte comigo, se precisar conversar, se precisar de oração.sei que nao nos conhecemos mais estamos aqui neste mundo pra nos ajudar..um abraço e que Deus te abençõe e te ilumine...

Unknown disse...

Oi Eneida,
Eu estava pesquisando o nome do Tiago e achei esse seu relato, me emocionei muito pois conheci ele e vivi parte dessa história também, eu estudava com ele quando tudo aconteceu.....nossa é muito incrível tudo isso.....vc é realmente uma gerreira, também ja passei por isso em minha casa, perdi um irmão em um acidente de carro, ele tinha 15 anos e na época minha mãe teve depressão e tudo.
Hoje estamos bem, só resta a saudade que nunca se vai, espero que com vc esteja tudo bem também.
Apesar do pouco tempo que convivi com o Tiago eu aprendi a gostar muito dele e sinto saudade quando me lembro daquela época e dele principalmente, pois era muito alegre, era a diversão da sala de aula.
Um grande abraço a vc, a sua família e a Narjara, talvez ela não se lembre de mim, más nós chegamos a estudar juntas no 2º ano, ela pagava matemática na minha sala em 2002 no LML.
Eliane S.S.

saraleite disse...

Os anjos falam pela boca dos amigos... Sua amiga certamente está sorrindo no céu ao ver seu lindo jardim.

Tem um texto de Shakespeare que fala num trecho:

"...Então plante seu próprio jardim e embeleze a sua própria alma, em vez de esperar que alguém traga-lhe flores."

Voce modificou a energia do ambiente e atraiu coisas positivas ao seu convívio. É deste modo que a vida funciona melhor.

PARABÉNS PELA INICIATIVA!